Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

X EREL - Apresentação e Tema


APRESENTAÇÃO

O EREL têm por finalidade reunir acadêmicos dos Cursos de Letras da região Centro-oeste para fomentar discussões de temas relevantes ao Curso.

Em 2008, o Encontro Regional de Estudantes de Letras será realizado na Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas - Unucseh), em Anápolis, situada na Av. JK, 146 - Bairro Jundiaí.

Tema: Identidade lingüítica-sócio-cultural: os rumos dos estudos lingüísticos e literários na sociedade contemporânea.

Data: 01 a 04 de Maio

- Painéis
- Comunicações
- Oficinas
- Mesas redondas
- Articulação com estudantes de outros estados
- Festas Temáticas \o/


Site: http://www.unucseh.ueg.br/site_eventos/erel/erel2008ueg/index.htm ou www.unucseh.ueg (Link EREL 2008)

ALOJAMENTO

O alojamento é destinado, principalmente, a estudantes de outras cidades, e terão direito ao alojamento somente os alunos que efetuarem o pagamento da inscrição concernente a este.

O local tem capacidade para até no máximo 150 pessoas. Lembramos que, as regras para a utilização do espaço são pré-determinadas pela Secretaria de Esportes da cidade de Anápolis.

O conferencista que não obedecer às regras que serão impostas (e devidamente informadas no dia do evento, na plenária inicial) poderá ser expulso do alojamento.

Será necessário que cada conferencista que for utilizar o alojamento providencie colchões e roupas de cama. A maioria dos quartos possui cama (beliches), mas alguns não possuem, portanto, é interessante que todos tragam de casa tudo o que julgam necessário para se instalar “confortavelmente” no alojamento.

O endereço do local é o seguinte:

Ginásio de Esportes Newton de Faria
(Ginásio Internacional de Anápolis)
Avenida Contorno, s/nº - Centro.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação será servida no local do evento. Contará com três refeições: café da manhã, almoço e jantar. Demais informações acerca de horário, cardápio e disposições serão fornecidos no dia da abertura do evento.

OBS.: Os talheres serão de plástico, quem quiser poderá trazer de casa.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Comissão Financeira:
João Antônio
Cindy Michelle

Comissão da Cultura:
Ivan de Mendonça Filho
Waleska Moraes

Acadêmica:
Fadia Samra
Rogério Gomes

Estrutura:
Sylvia Rodigues
Cindy Michelle

Exnel Regional:
Leia Mais

X EREL - Área Acadêmica I

Programação Completa

01/05/2008
02/05/2008
03/05/2008
04/05/2008
06h00 às 08h00
-
Café da Manhã
Café da Manhã
Café da Manhã
08h00 às 10h00
-
Apresentação de Banner
Mesa Redonda
Plenária Final
10h00 às 12h00
-
Palestra Principal
Grupos de Discussão
Plenária Final
12h00 às 14h00
-
Almoço
Almoço
-
14h00 às 16h00
Chegada das Delegações de Outras Localidades e Credenciamentos.
Minicursos e Oficinas
Minicursos e Oficinas
-
16h00 às 18h00
Chegada das Delegações de Outras Localidades e Credenciamentos.
Comunicação Coordenada
Mesa Redonda
-
18h00 às 20h00
Jantar
Jantar
Jantar
-
20h00 às 22h00
Plenária Inicial
Apresentação de Filmes e Documentários
Mostra Cultural
-
22h00
Festa "Bagacêra!"
Festa "Noite na Taverna"
TransEREL: "Ai que susto!"
-
Carga Horária: 40 horas.


Palestra Principal
Data: 02/05/2008

Dra. Alice Maria de Araújo Ferreira*
O Estudo da Linguagem nos Cursos de Letras

*Alice Maria de Araújo Ferreira possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora concursada da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em lexicografia, terminologia e tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: vocabularização do discurso científico, a terminologia de Milton Santos, traduzir o outro, diferenças e dialogismo.


Comunicações Coordenadas
Data: 03/05/2008
(Acontecerão simultaneamente das 16h00 às 18h00)

GT.1 Literatura Brasileira e Portuguesa
Profª. Ms. Euda Fátima de Castro


GT.2 Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira
Profª. Ms. Ivonete Bueno dos Santos


GT.3 Estudos em Línguas Indígenas
Lízia de Oliveira Carvalho




GT.5 Literatura de Língua Estrangeira e Literatura Comparada
Prof. Esp. Virgínia Sakai e Prof. Ms. Marcelo Pericolli



Grupos de Discussão
Data: 03/05/2008

Os Grupos de Discussão ocorrerão no dia 03/05, das 10h00 às 12h00. Tratam-se de mesas de debate onde serão discutidos assuntos relativos ao encontro e interesses gerais dos acadêmicos do Curso de Letras.


GD.1 - Diversidade Sexual e Homofobia.
Grupo Colcha de Retalhos e Convidados (UFG).


GD.2 - Tendências do Indivíduo Contemporâneo em Franz Kafka em “Os Homens que Passam por nós Correndo”.
Diney O. Vasco, Jarbas Ernandes de Oliveira Ferreira, Raphael Augustus (UEG)


GD.3 - História do MEL (Movimento Estudantil de Letras): Perspectivas e Desafios Futuros.
Diogo Ramalho (UNB), Eduardo Zanata(UNB) e Arthur Antônio(USP)


GD.4 - Racismo na Escola: O Papel do Educador.
Victor Nunes (UNB)
Mesas Redondas
Data: 03/05/2008

Mesa-Redonda 1: Semiótica e Análise do Discurso nas Histórias em Quadrinhos
(dia 03/05/2008, das 08h00 às 10h00)
.

Participantes:

Local: Auditório da UEG

Participantes:

* Lígia Maria de Carvalho
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (1985), graduação em História pela Universidade Estadual de Anápolis (1998) , especialização em Brasil História Local Regional e Nacional pela Universidade Federal de Goiás (2000) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003) . Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, História, Reformas Pombalinas, Brasil Colônia, Políticas Pombalinas.

* Édem Vaz
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO PARÁ (1981) , mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1992) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2000) . Tem experiência na área de Filosofia.

* Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos
Possui Graduação em História pela Universidade de Brasília (1992), Mestrado em História pela Universidade de Brasília (1996), é doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor e coordenador do curso de História na Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER), professor temporário da Universidade Estadual de Goiás (UnUCSEH) e professor na Faculdade Sul-Americana (FASAM). Tem experiência na área de História com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, literatura, historiografia e educação.

Mesa Redonda 2: Identidades
(dia 03/05/2008, das 16h00 às 18h00).

Participantes:

* Shirley Eliany Rocha Mattos
Doutoranda em Lingüística pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2003), graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1994) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982). Atualmente é DES III nível II da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; professor adjunto - Uni evangélica Centro Universitário de Anápolis. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação lingüística, hipercorreção, sociolingüística.

* Tânia Ferreira Rezende Santos
Possui graduação em Letras (1989) e mestrado em Letras e Lingüística (2000), com enfoque na relação entre discurso e identidade etnocultural em comunidades afro-brasileiras. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Goiás e doutoranda em Lingüística na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística Histórica, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia, atuando principalmente na descrição de falares rurais afro-brasileiros. É coordenadora do Núcleo de Estudos da História Lingüística de Goiás e do projeto de pesquisa "Das trilhas do ouro aos trilhos de ferro: entrada e difusão da língua portuguesa em Goiás" e participa como professora da Licenciatura Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás.

* Eliesse dos Santos Teixeira Scaramal
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Goiás e colaboração de pesquisa e no programa de Pós-Gradução (Doutorado e Mestrado em História)da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, Metodologia da Pesquisa Histórica e História da África e Afro - Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Pós-coloniais, Cultura e Identidade, História Oral, História da América e Caribe (ênfase Haiti, Cuba e República Dominicana) e História das religiões.

* Mary Anne Vieira Silva
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Atualmente é professor estatutário mestre nível I da Universidade Estadual de Goiás, professora de cursos de nível superior seqüencial e Licenciatura Plena Parcelada. Coordenadora do curso de pós-graduação em Geografia, Meio Ambiente e Turismo (UEG) e ainda coordenadora do Programa de Extensão: UEG na Escola. Professora da Faculdade Latino Americana.Tem experiência na área de Geografia, Turismo, com ênfase em Geografia Urbana, Planejamento territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano, centro, espaço urbano, Estado, cultura e turismo.

Data: 02/05/2008 e 03/05/2008

MINICURSOS E OFICINAS CONFIRMADAS

Dia 02 de Maio

OFICINA: “Estratégias e Técnicas de Leitura em Inglês Instrumental”
Professor Ms. Francisco Edílson. de Souza


MINICURSO: “Poesia no Ensino Fundamental”
Professora Ms. Euda Fátima de Castro

MINICURSO: “Contos Infanto-Juvenis”
Professora Ms. Keila M. de Melo Costa e Profª. Esp. Vânia Arantes

OFICINA: “Estudo e Análise de Poesias”
Professor Dr. Divino J. Pinto

MINICURSO: “Análise do Discurso” (1ª Parte)
Professor Dr. Édem Vaz

OFICINA: “Fernando Pessoa e o Ocultismo”
Fadia Rodrigues Samra (UEG)

MINICURSO: “Lengua Spañola: Identidad Ante el Proceso de Enseñanza/Aprendizaje de Lengua Spañola”
Carlos Humberto Ramirez Ortega (UEG)

MINICURSO: “Bakhtin e o Estudo da Obra de Dostoievski” (1ª Parte)
Mestranda Ludimilla Carvalho (UnB)

OFICINA: “Artes Cênicas”
Jarbas Ernandes de Oliveira Ferreira (UEG)

MINICURSO: “Mito e Mitologia em ‘O Senhor dos Anéis’”
Rodrigo de Oliveira, Cindy Michelli

MINICURSOS E OFICINAS CONFIRMADAS
Dia 03 de Maio

MINICURSO: “Que Novidade é Esta? - a Metaficção Historiográfica na Literatura Contemporânea”

Polliana Cristina de Oliveira e Pedro Ivo Silva (UnB)

MINICURSO: “Literatura e Mídia”
Professora Dra. Débora Cristina Santos e Silva

MINICURSO: “Análise do Discurso” (2ª Parte)
Professor Dr. Édem Vaz

MINICURSO: “A Poética do Surreal em J. J. Veiga”
Professor Mestrando Eleone Ferraz de Assis

MINICURSO: “Bakhtin e o Estudo da Obra de Dostoievski” (2ª Parte)
Mestranda Ludimilla Carvalho (UnB)

MINICURSO: “Letramento e Letramento Digital Escolar”
Professor Ms. Elson M. da Silva

OFICINA: “Dança Flamenca”
Pérolla Goulart (UnB)

OFICINA: “Leitura e Textos Acadêmicos”
Professora Dra. Gláucia Vieira Cândido

OFICINA: “Fonética Aliada ao Ensino de Pronúncia do Inglês”
João Antônio de Souza Filho (UEG), Prof. Esp. Virgínia Bueno Sakai

MINICURSO: “O Maravilhoso na Literatura”
Profa. Ms. Edna Silva Faria
Leia Mais

X EREL - Ata Final

A ata do X EREL Centro-oeste (2008) infelizmente não foi lavrada pela Executiva Regional de Comunicação (Bianca Damacena) em seu tempo de gestão.
Leia Mais

X EREL - Fotos: Estrutura

Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Sócio-econômicas e Humanas de Anápolis

Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 146 - Bairro Jundiaí
Anápolis - GO

Prédio da UnUCSEH - Bloco I e Estacionamento

Prédio da UnUCSEH - Bloco II e Estacionamento

Entrada principal da UnUSEH

Entrada principal da UnUSEH

XD

Leia Mais

X EREL - Fotos: Delegações

XD
Leia Mais

X EREL - Fotos: Eventos Acadêmicos e Político-Acadêmicos

Leia Mais

Fotos - TransEREL

XD
Leia Mais

terça-feira, 9 de junho de 2009

XI EREL - Apresentação e Tema

APRESENTAÇÃO

O Encontro Regional dos Estudantes de Letras, doravante EREL, é um encontro que permite aos estudantes de Letras de toda a Região Centro-Oeste terem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acadêmicos, bem como produzir ou dar continuidade em diversas linhas de pesquisa nos campos da Literatura e da Lingüística. O EREL UnB contará com professores/pesquisadores renomados e que possuem grande produção científica.

Brasília será pela primeira vez a sede do XI EREL, mais especificadamente a Universidade de Brasília – UnB, que possui atualmente cerca de 2600 estudantes no curso de Letras, sendo um dos maiores cursos da UnB.

O encontro ocorrerá de 01 a 03 de Maio de 2009, período de feriado na universidade. O tema e o encontro são voltados para aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, e, sobretudo, acadêmicos.
TEMÁRIO

O Encontro tem como tema: "SUBVERTENDO AS RELAÇÕES DE PODER: O PAPEL DOS ESTUDANTES DE LETRAS NO COMBATE ÀS OPRESSÕES"

Ementa: O tema deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar os diferentes temas político-educacionais a partir do enfoque de Capital social/cultural e das demandas de "cooperação" e de "construção" sócio-cultural da sociedade brasileira; além de fomentar algumas discussões sobre tecnologias sociais, comunicação e militância, a fim de construir um projeto que mobilize os estudantes de Letras e explicite o papel da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras.

EIXOS TEMÁTICOS:

a) Literatura;
b) Lingüística;
c) Lingüística Aplicada;
d) Educação em língua materna;
e) Aquisição e ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos, estrangeiros e para indígenas;
f) O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo do indivíduo;
g) As estratégias de combate ao preconceito lingüístico;
h) As políticas de língua;
i) Reforma Universitária;
j) Reforma Curricular;
k) Situação política nacional e internacional;
l) Novas diretrizes curriculares nacionais para as Letras;
m) Educação pública;
n) Concepção e organização do MEL.

ALOJAMENTO

O Alojamento do XI EREL UnB 2009 será no Pavilhão Anísio Teixeira, um complexo com 40 salas de aulas e banheiros.

A CO EREL solicita que os e as estudantes tragam seu próprio colchonete e estrutura para dormir.

O lugar onde poderão ficar as barracas está sendo definido pela Comissão Organizadora.

pavilhão anisio teixeira pavilhao
pavilhao pavilhao


ALIMENTAÇÃO

A Alimentação do XI EREL UnB será servida pela empresa La Monnier Buffet, no Centro Comunitário da UnB

centro comunitário

Cardápio contratado buscando alcançar a felicidade alimentícia dos encontristas de Letras!

Bebidas: Suco natural - dois sabores

Café da manhã: Fruta, Pão com manteiga, café e leite.

Almoço do dia 01/05/2009:
Salada tropical
Arroz branco
Macarrão ao molho sugo
Frango assado
Feijão roxo
Isca de fígado

Jantar do dia 01/05/2009:
Salada tropical
Arroz branco
Carne cozida
Sopa
Feijão preto

Almoço do dia 02/05/2009:
Salada tropical
Arroz branco
Penne ao molho branco
Feijão roxo com pé de porco
Carne grelhada
Sopa

Janta do dia 02/05/2009:
Salada tropical
Arroz branco
Frango ao molho
Talharim no alho e óleo
Sopa

Almoço do dia 03/05/2009:
Salada tropical
Arroz branco
Feijoada completa
Isca de fígado
Farofa
Laranja

ORGANIZAÇÃO

O EREL UnB é organizado por uma Comissão Organizadora, que se organiza de maneira horizontal, sem coordenação geral, com as decisões centralizadas por reuniões gerais de todas as comissões onde todos e todas tem o mesmo voto e voz.
Qualquer estudante pode participar da Comissão Organizadora, basta comparecer às reuniões e assumir tarefas em alguma comissão.
Compõe a Comissão Organizadora como entidades envolvidas a Executiva Nacional dos Estudantes de Letras - ExNEL e o Centro Acadêmico de Letras - CALET UnB.


A comissão organizadora se divide atualmente em quatro comissões:

Comissão Acadêmica e Política: Sylvia Rodrigues (UEG), Rogério Gomis (UnB), Bianca Damacena (UnB ExNEL), Bruna Gabriela (FPA ExNEL), Sumaia Gali (UnB), Verônica Tanara (UnB), Patrícia Santana (UnB), Artur Antonio (USP).

Comissão de Comunicação: Cindy Michele (UEG, ExNEL) e Diogo Ramalho (UnB)

Comissão Cultural: Victor Nunnes (UnB), Sinara Bertholdo (UnB), Sinara Barros (UnB), Fabio Flotante (UnB), Bianca Damacena (UnB ExNEL), Raiana Bitencourt (UnB ExNEL) , Leandro Language (UCB, ExNEL), Marllan Silva (UCB, ExNEL) e Nara Fernanda (UnB CALET).

Comissão de Finanças e Estrutura: Adriano Dias (UnB ExNEL), Diogo Ramalho (UnB) e Natália Stanzioni (UnB).

SITE:

http://www.erelunb2009.org.br/

Leia Mais

domingo, 10 de maio de 2009

XI EREL - Área Acadêmica

Programação completa


Sexta – Feira (01/05/09)

Sábado (02/05/09)

Domingo (03/05/09)

6:00
- 8:00

Credenciamento das delegações

Café da Manhã

Café da Manhã

8:00 – 10:00

Café literário + credenciamento das delegações

Comunicações

Mini-cusos e oficinas

10:00 – 12:00

Credenciamento das delegações

Mesa Redonda

A representação da Identidade de gênero nas diferentes linguagens
Maria Cecília – UFU
Fabio Crispim – UEG
Relações raciais em diferentes perspectivas
Artur A. Araujo – USP (mestrando)
Gustavo Amora
Eduardo Alves – Afroatitude

Plenária Final

12:00 – 14:00

Almoço

Almoço

Almoço

14:00 – 16:00

Plenária Inicial

Grupos de discussão - GDs

A inclusão dos PNEs na Universidade Brasileira
Raquel Sena – UnB,
Cindy Michelle - UEG – ExNEL
A Universidade em tempos de crise
Fábio Félix – UnB
Bianca Damacena – UnB – ExNEL
As universidades pagas e a organização estudantil
Denis Melo – UNAMA
Guido Lucero – ExNEL
A criminalização dos movimentos sociais
Gilson Junior – UFPA
Mariáh Oyarzabal - UFSM – ExNEL

Sarau da Saudade
Adeilton Lima

16:00 – 18:00

Filme + Debate

Mesa Redonda

Queer: a subversão da literatura
Ednaldo Minervino – UFAL
Juninho Sila – UFF
O Papel do letramento no combate às opressões
Sena Siqueira - UnB
Sinara Bertholdo - UnB

Entrega dos Certificados

18:00 – 20:00

Jantar

Jantar


20:00 – 22:00

Mesa de Abertura
CO, ExNEL, Homenageados: Dona Joana,
Prof. Dra. Maria Luisa Ortiz,
Poeta Adeilton Lima

Mesa Redonda

O papel da língua de sinais na construção da identidade do surdo/a
Professor José Ribamar Lopes – UFPI
Professora Dra. Enilde Faulstiche – UnB
Marlene Gotti – MEC


22:00

Festa

Festa TransEREL


festas erel


REGRAS PARA ENVIO DE TRABALHOS:

Dentro do corpo do e-mail de envio de trabalho, o primeiro conteúdo deve ser as informações básicas , para podermos identificá-lo de modo seguro e eficiente:

Nome Completo:
RG:
CPF:
Endereço:
Telefone de contato (celular, residencial, comercial):
Instituição de Ensino à qual está vinculado:
Curso:

_____________________________

Para serem apresentados os painéis: resumo simples, deverá seguir a seguinte formatação:

  • Letra: Times New Roman, fonte: 12;
  • Espaçamento: simples;
  • Título: centralizado, letras maiúsculas, em negrito. Seguido do nome do autor do trabalho, a instituição entre parênteses e do nome do orientador, alinhado a direita;
  • Conteúdo: no máximo 500 palavras;
  • Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 6;
  • E-mail do autor do trabalho.

Haverá um horário estabelecido pela comissão organizadora para apresentação destes.

_____________________________

Para serem apresentados os trabalhos de comunicação: resumo expandido, deverá seguir a seguinte formatação:

Letra: Times New Roman, fonte: 12;

  • Espaçamento: simples;
  • Título: centralizado, letras maiúsculas, em negrito. Seguido do nome do autor do trabalho, a instituição entre parênteses e do nome do orientador, alinhado a direita;
  • Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 6;
  • E-mail do autor do trabalho.

Conteúdo: no máximo 1000 palavras e obrigatoriamente deverão apresentar uma Introdução, Referencial Teórico, Desenvolvimento e Conclusão. Também deve constar, o recurso metodológico de apresentação (retro-projetor, data show ou TV/DVD).

O tempo de apresentação será de 15 minutos com mais 10 minutos para discussão. Os painéis e comunicações podem ser individuais ou em grupos e quando se tratar de trabalho científico de estudante, obrigatoriamente, deve figurar um professor universitário como orientador.
_____________________________

Para serem apresentados os minicursos e oficinas: resumo simples, deverá seguir a seguinte formatação:

  • Letra: Times New Roman, fonte: 12;
  • Espaçamento: simples;
  • Título: centralizado, letras maiúsculas, em negrito. Seguido do nome do autor do trabalho, a instituição entre parênteses, alinhado à direita.

Conteúdo no máximo 400 palavras, os resumos apresentados para mini-cursos e oficina deve conter: natureza da atividade; objetivo; justificativa; metodologia; referencial teórico; referências; conclusão. Também deve constar, o recurso metodológico de apresentação (retro-projetor, data show ou TV/DVD).


TRABALHOS APROVADOS:

COMUNICAÇÕES:

1. L1 UM SCAFFOLDING PARA A AQUISIÇÃO DE L2: UMA ANÁLISE DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Aline Gomes da Silva (UFG)

2. DA POESIA PAU-BRASIL À POESIA PAU-BRASÍLA: SUBVERSÃO, LIBERDADE E AÇÃO. UMA LEITURA ENTRE A LÍRICA DE OSWALD DE ANDRADE E A POESÍLIA DE NICOLAS BEHR.

Gabriel Rodrigues Borges (UnB)

3. A CONSTITUIÇAO DA LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTO NO CONTEXTO ESCOLAR.

Luzinete Maria de Melo Silva (FA)

4. DESAFIOS E CONFLITOS DO ENSINO INTERCULTURAL DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES/AS INDÍGENAS TAPIRAPÉ

Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG)

5. UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA DE SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Rogério Gomes Pereira Júnior (UnB)

6. ESCRITA LOCALIZADA: UMA NARRATIVIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA IDENTITÁRIA COM O MARCADOR GÊNERO

Suzana Costa Badan (UFG)

7. O NEGRO NA POÉTICA DE CASTRO ALVES

Iara Conceição G. de Miranda Moura (UFPI)

8. VÍCIO OU PRECONCEITO? SOLECISMO, BARBARISMO E ESTRANGEIRISMO NA GRAMÁTICA NORMATIVA: PROCESSOS IGUAIS E VALORES DIFERENTES.
Daniele Gonçalves Dias (UFG)

9. A DEDICATÓRIA É UM GÊNERO? APRECIE E COMPROVE SOB UM OLHAR DISCURSIVO
Osvaldo Jefferson da Silva (UEG - Jussara)

10. GENOCÍDIO, COLONIZAÇÃO E LITERATURA: UMA LEITURA DE MAÍRA, DARCY RIBEIRO.

Maíra Basso Motta (UnB)

11. O PARNASIANISMO, UM PONTO CRÍTICO DA FORMA BRASILEIRA
Elisabeth Ingeburg Souza Hess (UnB)

12. O CARÁTER HISTÓRICO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM
Paulo Henrique E. S. Nestor (UFG)

13. POVOS NEGROS E INDÍGENAS: A HISTÓRIA ESCRITA E DESTORCIDA PELO COLONIZADOR.
Daniele Gonçalves Dias (UFG)

14. A LINGUAGEM POP NA TROPICÁLIA

Vinícius Vargas Vieira dos Santos (UFG)

15. A ARTICULAÇÃO DO DUPLO NA LITERATURA DO SÉCULO XIX.

Alexandre Almeida Floriano (FA)


16. JOÃO CABRAL DE MELO NETO: UMA POÉTICA DA LUCIDEZ

Patrícia Sheyla Bagot de Almeida (UFG)

17. LITERATURA E HISTÓRIA: A NARRATIVA GOIANA EM CHEGOU O GOVERNADOR, DE BERNARDO ÉLIS

Rogério Max Canedo (UFG)

18. INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA DE LEITURA DE POESIA EM CORPO DE VOZ

Rosângela Pereira da SILVA (UFG)

19. JOÃO CABRAL DE MELO NETO: UMA POÉTICA DA LUCIDEZ

Patrícia Sheyla Bagot de Almeida (UFG)

20. A DÊIXIS DO ARMÁRIO: OS EUNUNCIADOS PERTFORMATIVOS QUE APONTAM A HOMOSSEXUALIDADE

Mário Martins Neves Júnior (UFG)

21. HOMOSSEXUALISMO OU HOMOSSSEXUALIDADE: UMA DIFERENÇA QUE NÃO EXISTE

Mário Martins Neves Júnior (UFG)

22. A INFLUÊNCIA DA FIGURA MITOLÓGICA DE HARRY POTTER NO IMAGINÁRIO DOS JOVENS ATUAIS

Márcio Evaristo Beltrão (UEG - Jussara)

23. DISCURSO E PRECONCEITO RACIAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA:
Uma análise das práticas discursivas de um professor

Ivan de Mendonça Filho (UEG- Anápolis)


24. CARMO BERNARDES – A VOZ DO CERRADO GOIANO

Mirian Suely Lage Miotto (FA)

25. A PERFORMATIVIDADE, O CORPO E O TEATRO POLÍTICO

Luiza Camilo de Oliveira Martins (UFG)

26. NOMEANDO CORPOS

Thami Amarílis Straiotto Moreira (UFG)

27. A GRAMATICALIZAÇÃO DO DIZ-QUE EM ROMANCES REGIONALISTAS: SELEÇÃO DE OBRAS E COLETA DE DADOS

Cristyane Batista Leal (UFG)

28. A INTERSUBJETIVIDADE E A INTERCORPORIEDADE NO ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, DE JOSÉ SARAMAGO
Débora Maria da Silva



29. A VISIBILIDADE DOS TEMAS INDÍGENAS NOS LIVROS DIÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Frederiko, Gouther Leonel, Inaê Mariê Ribeiro Prado, Julia Izabelle da Silva e Julianny Alves Nobres (UFG)

30. LEITURA EM EXPOSIÇÃO - PROJETO CORES DA ITÁLIA - COLETIVA DE FOTÓGRAFOS DA U.I.F. COM POEMAS DE ROBERTO VECCHIONI EM ITALIANO E PORTUGUÊS

Gyannini Jacomo Candido do Prado (UFG)

31. A FÁBULA E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Juliana Aparecida MAGALHÃES (UFG)

32. EPOS E HISTÓRIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ENEIDA E SOBRE PROSOPOPÉIA

Denise Freire Ventura (UFG)

33. A MEMÓRIA E A TRADIÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO ATEMPORAL EM OS QUARTOS QUARTETOS DE T.S. ELIOT

Maressa pereira da Silva Leque (UFG)

34. A ABORDAGEM CRÍTICO- REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - APONTANDO CAMINHOS PARA UM NOVO ENSINO DE LÍNGUAS.

Maressa pereira da Silva Leque (UFG)

35. MODELO PARA UM DICIONÁRIO ANALÓGICO (IDEOLÓGICO): ORGANIZADO POR MEIO DE CAMPOS SEMÂNTICOS, CAMPOS LEXICAIS, CAMPOS ASSOCIATIVOS OU MAPAS CONCEITUAIS?

Michelle Machado de Oliveira (UnB)

36. COMUNICAÇÃO DE MULHERZINHA- “ENSAIANDO SOBRE AS DORES DO AMOR ROMÂNTICO”

Caroline Cavalcante do Nascimento (UFMS)

37. A INSERÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO


Brenner da Paixão Rodrigues e Carlos Humberto Ramirez Ortega Soares (UEG- Anápolis)

38. O PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O QUE É E COMO ABORDÁ-LO EM SALA DE AULA?

Duanny Gumesson e Fernando de Souza (UEG- Anápolis)

39. UMA ABORDAGEM HISTÓRICO LEGISLATIVA DA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO

Raquel Sena Mendes (UnB)

40. LÍNGUA JAPONESA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Eliasane dos Santos Patu Azevedo (UnB)

41. LUGARES-COMUNS DO ANTIFEMINISMO NA LITERATURA DA IDADE MÉDIA

Antonio Marcos Soares de Paula (UFG)

42. LUGARES-COMUNS DO ANTIFEMINISMO NA LITERATURA DA IDADE MÉDIA

Antonio Marcos Soares de Paula (UFG)

43. ALGUNS ATRAVESSAMENTOS ENTRE FORMAÇÃO INVENTIVA E ENSINO DE
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Rosimeri de Oliveira Dias e Rodrigo Augusto S. Marcelino (UERJ)

44. UM ESTUDO FONOLÓGICO DA LÍNGUA KAXARARI (FAMÍLIA PANO)
Priscila Hanako Ishy (UEG- Anápolis)

45. A INFLUÊNCIA DE EDGAR ALLAN POE NA MÚSICA

Bruna Gabriela Corrêa Vicente (FA)

Leia Mais