Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

XI EREL - Ata Final


Ao dia 03 de Maio de 2009, às 11:40h, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília, realizou-se a plenária Final do XI Encontro Regional de Estudantes de Letras – EREL UnB 2009, a mesa foi composta pelos estudantes membros da ExNEL Cindy Michele (UEG) Secretária Regional de Comunicação, Bianca Damacena (UnB), Coordenadora Geral da Região Centro-oeste, Evelyn Silva (UFF) Secretária Nacional de Combate às Opressões, e Diogo Ramalho (UnB) representando a Comissão Organizadora. Tendo como pautas aprovadas:

-Informes;
-Encaminhamentos dos GDs;
-Debate sobra a saída da ExNEL do CNE;
-Cargos em vacância;
- Escola sede.


Informes


- Carol do Mato Grosso do Sul agradece o dinheiro recebido dos estudantes do EREL com as doações para conseguirem pagar o ônibus de volta de sua delegação;
- Evelyn faz o convite para o Encontro Nacional dos Estudantes de Letras – ENEL, que acontecerá no Rio de Janeiro de 18 a 25, as inscrições estão abertas para mini cursos e oficinas, blog do ENEL no ar http://www.xxxenel2009.blogspot.com/;
-Rosangela Leonel Silva, coordenadora do curso de Letras em Iporá, se mostrou feliz pelo EREL, divulgou eventos de Letras que acontecerão em Iporá: 16 a 19 de junho (IV Jornada de Educação de Iporá ) e informou que as inscrições estão abertas para a semana Acadêmica de letras de UEG Iporá;
- Moisés Abílio, poeta do Maranhão, convidado do EREL, agradece a oportunidade de ter participado do EREL;
-Guido, Secretário Nacional de Movimentos Sociais explica que a ExNEL está cadastrando os Centros Acadêmicos presentes e que a ExNEL vêm buscando incentivar a apoiar a criação de Centros Acadêmicos. Cindy reforça que estão a disposição para ajudar na fundação de CAs e DAs de Letras.
-Bianca Damacena fala que a ExNEL rompeu com a UNE em 2005, através da deliberação dos estudantes de letras reunidos no ENEL UFPE 2005, disse que a executiva fez debates em torno desse rompimento nos últimos anos, a ExNEL esteve presente em diversas ocupações de reitorias, e no ENEL 2008 UFPA uma das resoluções foi a de reorganização do Movimento dos Estudantes de Letras para que depois se chamasse o Congresso Nacional dos Estudantes (CNE), mas que outros grupos que estavam organizando o congresso agiram de forma unilateral usando o nome indevido da ExNEL. Bianca leu a carta sobre o ocorrido e pediu que os estudantes pensassem e aprovassem ou não a carta.
-Diogo reforça o que Bianca colocou e diz que o PSTU feriu a deliberação do ENEL UFPA 2008, fórum máximo de deliberação dos Estudantes de Letras, de que a ExNEL faria discussões ao longo de 2009 e que somente em 2010 o Congresso Nacional de Estudantes - CNE seria chamado pela entidade, os membros da ExNEL do PSTU mais uma vez demonstraram desprezo pela democracia na ExNEL e arbitrariamente seguiram usando o nome da ExNEL indevidamente, como fizeram dês do começo do processo de construção da Nova Entidade dentro da ExNEL. Diogo explicou também que a UNE não representa os estudantes de Letras, pois os mesmos nos ENELs 2005 UFPE, 2006 UnB, 2007 UFPR e 2008 UFPA reafirmaram o rompimento com a UNE pois a mesma não os representa e depois de 20 anos com sua presidência na mão do PCdoB, não passa de um mero departamento do MEC.
. Evelyn explicou sobre a arbitrariedade com que o congresso foi puxado dentro da Entidade e o que originou o rompimento e a retirada da ExNEL da construção do CNE no CoNEL 2009 UFSC. Disse também que a ExNEL é pioneira na frente das lutas ao romper com a UNE, “a executiva tem cara e tem caráter”;
-Adriel do CALET UnB disse que é importante que se tenha força, debate e informação, e que não se pode deixar que as forças político-partidárias direcionem a luta dos estudantes; Adriel parabenizou a organização do EREL e lamentou o CALET não ter ajudado na construção do EREL, mas que o EREL UnB estava de parabéns.

Encaminhamentos dos GDs

Aprovação dos pontos discutidos nos Grupos de discussão, que passam a ser as bandeiras de luta dos estudantes de Letras da Região Centro-Oeste:

1. As universidades pagas e a organização estudantil
- Realização de uma plenária nacional de universidades pagas no ENEL 2009;
- Parabenizar os professores que incentivaram a vinda dos alunos da universidade JK, de Brasília.

2. A criminalização dos movimentos sociais
- Em defesa da luta dos movimentos sociais;
-Contra a criminalização e pela retirada dos processos contra estudantes que ocuparam reitorias;
- Estudantes de Letras em defesa da educação pública e de qualidade.

3. A inclusão dos PNEs na Universidade Brasileira
- Fazer discussão nas universidades sobre os portadores de necessidades especiais;
- Interpretação da linguagem de sinais na plenária do XI EREL, bem como de todos os encontros estudantis de Letras.

4. Diversidades;
- Promover palestras, atividades, GD’s e comunicações com CA’S e Da’s sobre machismo, racismo e homofobia;
-Elaborar uma carta de apoio à aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia;
- Garantir uma oficina no próximo EREL para trabalhar as posturas dos docentes que se deparam com situações de opressão.


Cargos em vacância

Foram eleitos (as) os (as) executivos (as):

1.Executivos Estaduais do Estado de Goiás:
-José Humberto da UEG de Iporá
- Lívia UEG de Goiás Velho


2. Executivos Estaduais do Mato Grosso do Sul:
- Rodrigo Gomes; UFMS
-Nadiesda Barros; UFMS
-Anelise da Luz. UFMS

3. Executiva Regional de Finanças;
-Vera Lúcia S. Fonseca, UEG de Iporá


Aprovação da saída da ExNEL do CNE;

A Plenária Final do EREL Centro-oeste apóia por consenso a decisão dos Conselheiros reunidos no Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Letras – CoNEL UFSC, de que a ExNEL não deve continuar na construção do Congresso Nacional de Estudantes.

Escola sede

-Iporá (UEG) e Goiânia (UFG) entregaram à mesa a carta de aceite, fizeram suas defesas e o resultado da votação foi:

Goiânia – UFG: 96 votos
Iporá – UEG: 141 votos

Foi eleita a Universidade Estadual de Goiás – UEG Campus Iporá, como a escola sede do XII EREL 2010.

Assina a ATA do EREL UnB:

0 comentários:

Postar um comentário